-
Arquitetos: SHAU Indonesia
- Área: 1400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andreaswidi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro comercial DipoMuria em Semarang, na região central de Java na Indonésia, hospeda um estúdio fotográfico, restaurante, café e loja e foi projetado a partir de uma tipologia de vila urbana. Por um lado, isso faz com que o projeto se encaixe melhor no bairro residencial de pequena escala e baixo crescimento e, por outro lado, também dá a possibilidade de brincar com os volumes e fornecer sequências mais experimentáveis de espaços intermediários para explorar e conviver.
Os volumes agrupam-se em torno de um pátio central, coração do conjunto, que está ligado ao exterior mas também aos terraços do segundo piso. O pátio possui um escorregador para as crianças brincarem, mas também pode ser usado como pano de fundo para sessões de fotos. O volume divide-se horizontalmente por uma mudança de materialidade e cor tendo um nível térreo mais aterrado, contendo todas as escadas externas, materializado por gesso e um nível superior mais liso e refletivo em forma de revestimento de fachada de policarbonato.
A maioria das aberturas maiores da fachada envidraçada está voltada para a direção Norte-Sul e são sombreadas por saliências, enquanto as fachadas Leste-Oeste são mais fechadas e as aberturas estão localizadas atrás das fachadas de policarbonato. A proporção da janela para a parede também é mantida em um mínimo para reduzir ganhos desnecessários de calor. As áreas externas oferecem amplas áreas de estar, enquanto as samambaias brasileiras de aparência esbelta destacam o caráter do projeto, conferindo uma textura adicional às fachadas em determinados momentos do dia em forma de sombras projetadas pelas folhas.
Projetar e realizar arquitetura em um contexto indonésio requer um alto nível de comprometimento e habilidades de comunicação suave, ao contrário de qualquer outro - este projeto não é exceção. Apesar das restrições orçamentárias, o SHAU alcançou uma aparência elegante e refinada, gerando uma atmosfera mais relacionada à arquitetura cultural do que à arquitetura comercial.